Aretha Franklin é uma rainha. Não daquelas que usam coroa na cabeça (se bem que ela merecia). É uma rainha da música. Um gênio das cordas vocais. A Rainha do Soul.
Em março completou 76 anos, Aretha, também conhecida como Dama do Soul, é celebrada como uma mulher que conquistou respeitomundial por meio da música. Literalmente.
Há 51 anos, após regravar a música Respect (Respeito, em inglês), de Otis Redding, a norte-americana nascida em Memphis praticamente tomou para si a propriedade da canção, tamanho o brilhantismo que acrescentou à versão original, como o próprio autor reconheceu.
Compare com a versão de Ottis Redding.
Ela também entrou para a história ao ser a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll of Fame e a primeira a figurar 100 vezes na lista semanal de sucessos da revista Billboard com a performance de Rolling in the Deep, da britânica Adele, bem mais jovem que Aretha.
Em 6 décadas de carreira, Aretha Franklin ultrapassou a marca de 75 milhões de discos vendidos e faturou 18 vezes o Grammy, 8 somente na categoria R&B, que lhe renderam o apelido de Rainha do Soul.
O álbum Amazing Grace, de 1972, vendeu 2 milhões de cópias e bateu o recorde de disco gospel mais vendido da história.
Em 1968, Aretha voltou a quebrar barreiras ao ser a primeira mulher negra da história a estampar a capa da revista Time.
Em 1968, Aretha voltou a quebrar barreiras ao ser a primeira mulher negra da história a estampar a capa da revista Time.
Carreira (e gravidez) precoce
A Rainha do Soul gravou seu primeiro álbum já aos 14 anos com as músicas estilo gospel que cantava na igreja do pai, o pastor Clarence LeVaugh Franklin, amigo de Martin Luther King e que era conhecido como "A voz de 1 milhão de dólares".
O dom musical também veio da mãe, Barbara Franklin, que era cantora gospel e abandonou a família quando Aretha ainda era pequena.
Aretha também engravidou cedo. Aos 15 teve o primeiro filho e, aos 17, o segundo.
Sucesso mundial, mas sem visitas ao Brasil
A voz da Rainha do Soul ultrapassou fronteiras. Aretha ficou duas semanas no topo das 100 mais quentes da Bilboard nos Estados Unidos, foi a 10ª na lista de singles mais vendidos no Reino Unido, 7ª na Itália e 2ª no Canadá.
A cantora também fez shows ao redor do planeta até o ano passado, quando chegou a anunciar sua aposentadoria dos palcos (deixando a agenda aberta apenas para eventos beneficentes), mas jamais veio ao Brasil, para tristeza dos fãs.
Neste mês, em que completa 76 anos, Aretha tinha compromissos marcados em New Jersey e New Orleans, mas cancelou por problemas de saúde, não revelados pela cantora ou por familiares.
Em nota oficial, Aretha disse estar arrasada pelo cancelamento e que ficará afastada dos shows ao menos até o mês de maio.
materia postado originalmente me huffpostbrasil